O que a bíblia não diz: Óleo da unção





Em alguns círculos cristãos é comum a ideia de que a unção com óleo tem algum tipo de poder místico, como se o Espírito Santo abençoasse aquela pessoa sobre quem é derramada óleo. Também chamado de "óleo ungido", isso poderia curar doenças, trazer prosperidade, tirar espíritos maus (ou má sorte), ou ainda dar "poder espiritual" para a pessoa. 

Mas é isso o que a Bíblia nos ensina?
O erro começa já no nome: "Óleo ungido" é uma contradição de nomes, pois "ungir" significa "Untar com substância oleosa", ou seja, derramar óleo em cima de algo. Então "ungido" é tudo aquilo que você coloca óleo em cima; ou seja, "Óleo ungido" significaria "Um óleo no qual foi derramado óleo em cima"! Não faz sentido, não é?
Ungir com óleo é algo Bíblico. No Antigo Testamento vemos Reis, Sacerdotes e utensílios do templo sendo ungidos.
"E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho," Êxodo 30:26
"Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi," Salmos 89:20
"Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio." Êxodo 30:30
A função do óleo no Antigo Testamento era somente, e tão somente, mostrar às testemunhas quem eram os escolhidos de Deus para cargos governamentais (rei) e funções no templo (sacerdotes): Ou seja, aqueles que eram ungidos eram os separados para o serviço de Deus.
Mas você não vê, no AT nem no NT, alguma menção que o óleo tinha poder em si mesmo - porque realmente não tinha. Ele tinha apenas a função de servir de símbolo do "separar" alguns para o serviço de Deus, e servir como um símbolo do Espírito Santo que seria derramado nos cristãos no Novo Testamento. Por isso vemos os escritores do NT dizendo "unção do Espírito", ou "unção do Santo" (1 João 2:20). O Espírito Santo vai ser derramado, como o óleo o era.
No Novo Testamento vemos algumas menções à unção com óleo, mas COM OUTROS PROPÓSITOS. Na época, era comum ungir com azeite as feridas dos enfermos, pois continha algumas qualidades medicinais, ainda mais com a medicina atrasada da época.
Exemplos:
"E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam." Marcos 6:13
"Está alguém entre vós doente?